sábado, 31 de março de 2012

DIRETOR DA CIA CORPO SANTO DE CAMPINAS ESTUDOU NA ESCOLA LIVRE DE TEATRO DE JALES

Temos recebido diariamente manifestações de carinho de amigos que passaram pela Escola Livre de Teatro. Recentemente o amigo Douglas Chaves, ator e diretor da Cia Corpo Santo de Campinas fez o seguinte comentário em uma foto do atores do Núcleo de Formação que foi postada no Facebook: "um dos melhores palcos para se estar... morro de saudades dessas tábuas". O comentário por si só já nos deixou imensamente agradecidos e sentimos que nosso trabalho está dando bons frutos, mas Douglas não ficou só no comentário e nos enviou um belo depoimento sobre sua passagem pela Escola Livre de Teatro, o que compartilho agora com todos.
(Clayton Campos)

Em 2003 cheguei a Jales com o intuito de continuar aquilo que já era presente em minha vida. Achava que seria difícil continuar com a vida teatral numa cidade que julgava até então pequena, mas logo conheci a E.L.I.T.E – Escola Livre de Teatro e vi que o meus conceitos cairiam por terra.  Após conhecer pessoas tão talentosas e profissionais vi que realmente estava pré-julgando uma atmosfera rica do saber teatral e, principalmente, honesta com esse fazer.
Lá vivi grandes momentos ao lado de pessoas como Ednei Gusmão, homem de coragem e que nos encorajava a continuar nesse caminho tão complexo e árduo, Luciana Jardim, que sempre acreditou em meu potencial e ofereceu dentro disso grandes oportunidades e lições que levo até hoje para dentro de uma sala de aula, e por último, não menos importante, o grande Mestre Clayton Campos, que sempre demonstrou muito respeito, dedicação e devoção pelo teatro, e nós, sem querer, passávamos a ter o mesmo comportamento diante dessa figura que sempre procurava nos provocar diante dos problemas dentro e fora do palco.
Foram dois anos de aprendizado e pessoas maravilhosas que sempre farão parte da minha história.
Depois dessa passagem intensa pela Elite, criei verdadeira adoração pela pesquisa e estudo acerca desse ofício tão intrigante. Quando cheguei em Campinas, fiz algumas escolas de teatro e participei de companhias até montar o meu próprio grupo.
Hoje sou formado pelo Conservatório Carlos Gomes, tradicional curso de Artes Cênicas de Campinas, estou à frente da Cia. Corpo Santo, que está na cidade desde 2006 fazendo um trabalho de pesquisa de linguagem acerca do teatro pós-dramático, energético, físico, entre outras, buscando possibilidades de trazer novos elementos para a cena teatral que se revela no séc. XXI, desenvolvendo atualmente um trabalho de dramaturgia e direção dentro do grupo; ministro cursos de teatro pelas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo; workshops em Mostras e Festivais, além de ser professor na Escola de Livre de Teatro Cenarte, também em Campinas.
Tenho certeza que muitas coisas que faço hoje dentro desse âmbito têm a ver com a experiência dentro da E.L.I.T.E, que sem dúvida, ainda formará, não só atores, mas sim ARTISTAS!

Douglas Chaves

2 comentários: