sábado, 31 de março de 2012

A "CULTURA" QUE TEMOS É A CULTURA QUE QUEREMOS?

Na última quinta-feira, dia 29 da março representantes dos Pontos de Cultura da macrorregião Grandes Lagos e da macrorregião Araçatuba se encontraram na cidade de Ilha Solteira para mais uma roda de debates sobre a Cultura que temos e a Cultura que queremos. Este também é o tema que norteia os debates do Fórum Regional Permanente de Cultura que começou no mês de fevereiro no encontro de Jales e desde então acontece permanentemente pela rede mundial de computadores e é aberto à todos os interessados em participar. Os encontros presenciais do Fórum tem sido realizados paralelo aos Encontros dos Pontos de Cultura da nossa região. Dentre os encaminhamentos tirados neste encontro, destaco três, por considerar de suma importância para garantir a continuidade das ações dos Pontos de Cultura, sendo elas: Redigir documento solicitando ao poder público novo edital para que os proponentes dos 301 Pontos de Cultura que estão cumprindo o último ano do Plano de Trabalho possam dar continuidade ao projeto, e encaminhar à Secretaria de Estado da Cultura, ao Ministério da Cultura, às Frentes Parlamentares, Deputados, etc.
Outro encaminhamento: Encaminhar também um documento aos gestores dos municípios que contam o Pontos de Cultura para que estes apoiem, inclusive financeiramente para que os projetos não acabem. Neste documento é importante que os agentes culturais solicitem que sejam incluídos os Pontos de Cultura no orçamento dos municípios.
Esses dois encaminhamentos são essenciais para a continuidade das ações de todos os Pontos de Cultura, mas se tornam ainda mais vitais para os Pontos de Cultura do "interiorzão" do Estado, por ser uma região que tem a sua especificidade, a começar pela localização geográfica que nos coloca distante dos grandes centros onde acontece a grande efervescência cultural nos deixando em uma situação desprivilegiada em relação aos agentes culturais da capital e grande São Paulo.
Outro tema debatido no encontro foi A importância dos Conselhos Municipais de Cultura e o papel dos Pontos de Cultura nesses Conselhos, que são legítimos colegiados que representam a sociedade civil, desde que esta esteja de fato organizada, caso contrário os conselhos irão trabalha única e exclusivamente em favor do gestor público deixando no esquecimento os anseios e as reais necessidades de uma comunidade.
O próximo encontro ficou marcado para o dia 18 de abril na cidade de Fernandópolis, e em breve teremos mais informações de horário e local e no dia 04 de maio acontecerá em São José do Rio Preto o Fórum Regional de Cultura, um encontro de artistas, gestores, agentes culturais e todo cidadão interessado no assunto para debatermos e tirarmos encaminhamentos referentes A "CULTURA" QUE TEMOS E A CULTURA QUE QUEREMOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário