Mais de 300 pessoas que estiveram no IV Encontro Lúdico Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente puderam assistir aos dois espetáculos do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales que tratam da temática arte e saúde, mais especificamente da prevenção às DST/AIDS e do preconceito. O primeiro espetáculo apresentado pelo Núcleo de Produção e Difusão Cultural (NPDC) do Ponto de Cultura foi o “Auto da Camisinha”, que está em cartaz desde 2007 e já foi apresentado em toda a região de Jales e em grandes cidades como São Paulo e Guarulhos. Através da literatura de cordel o grupo leva de maneira engraçada informações tão sérias e que muitas vezes as pessoas deixam de lado por ser um tema muito “batido” em palestras. “O teatro tem o poder de quebrar o gelo do público por ser uma arte envolvente, que por mostrar situações nas quais os personagens passam por apuros ou situações engraçadas que torna o espectador mais receptivo e o leva a refletir sobre o assunto”, disse Clayton Campos, diretor e ator do espetáculo. Além do “Auto da Camisinha” o grupo apresentou também “Diário de meninos e sonhos”, o mais novo espetáculo do NPDC, que fala do preconceito, da falta de informação e do não saber lidar com a AIDS, desde a família até a escola. “Diário de meninos e sonhos” é um espetáculo feito para crianças com uma linguagem direta, porém sem deixar de lado os elementos fantásticos do teatro como os grandes bonecos usados para representar os personagens adultos. Ao final das apresentações, representantes dos vários municípios que estavam presentes no evento procuraram a produtora com o intuito de contratar os espetáculos, o que demonstrou que gostaram muito do que viram. “Depois deste evento, o NPDC iniciará uma turnê com seus espetáculos pela região, e os municípios que se interessarem pelas apresentações devem nos procurar na sede do Ponto de Cultura ou pelos telefones (17) 9624-7706 ou (17) 9709-7373” disse Lisandra Campos, produtora da Escola Livre de Teatro.
É muito bom saber que temas tão importantes como prevenção e DST estão sendo levados as pessoas por meio da arte teatral... Eu acredito no potencial artístico das pessoas que trabalham com teatro na cidade e região. Todo o grupo Ponto de Cultura Elite está de parabéns.
ResponderExcluirSim Viviane, esta ferramenta é realmente importante e eficiente para levar ao público temas tão importantes. Em relação aos "parabéns", receba-o, pois o que temos hoje foi contruído com muito suor seu também.
ResponderExcluirAbraço!