quarta-feira, 12 de junho de 2013

CULTURA EM MOVIMENTO

Fórum Permanente de Cultura de Jales
Uma sucessão de movimentos relacionados à cultura tem ocupado espaços em nossa cidade nos últimos dias. Claro que vou me esquecer de alguns, mas citarei os mais recentes e que minha memória tem registrado. No dia 26 de abril o Fórum Permanente de Cultura de Jales se reuniu na Casa do Poeta e do Escritor de Jales com mais de 70 pessoas, entre artistas, gestores, agentes culturais para discutir os rumos que desejamos para a cultura de nossa cidade (Veja AQUI relatório da reunião do Fórum). Na ocasião aquele espaço foi compartilhado por representantes de segmentos diversos como folia de reis, grupos de teatro, pontos de cultura, grupos de samba, orquestra sinfônica, poetas e escritores, dançarinos, artesãos, cinema e tantos outros que assumo a gafe de não conseguir me lembrar aqui e, todos debateram e elencaram os anseios da sociedade civil para a cultura. Outro fato é o Mapa Cultural Paulista, uma mostra artística que contempla diversos segmentos artísticos e é realizado em várias fases (municipais, regionais e estadual, finalizando com a difusão dos trabalhos que se destacarem, pelo Estado de São Paulo). O Fórum Permanente de Cultura voltou a se reunir no dia 17 de maio e deu andamento aos encaminhamentos da reunião anterior.
Circuito Sesc de Artes
Dia 08 de junho centenas de pessoas puderam prestigiar belos espetáculos de circo, teatro, música, intervenções trazidas pelo Circuito Sesc de Artes, que contrariando o que ouvimos muito “por aí” é Jales não tem público para apresentações artísticas, ora, de onde vieram aquelas pessoas que estiveram na praça Euphly Jalles? 
Ainda no dia 08, no período da tarde foi realizada uma Roda de Conversa da qual participaram os Pontos de Cultura das macrorregiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, Secretaria de Cultura do município de Jales e representantes da Secretaria de Estado da Cultura para tratar do assunto da Teia Estadual e Fórum Estadual dos Pontos de Cultura. Esse encontro teve um papel importante para a abertura de um diálogo entre sociedade civil e Estado para que este tenha um novo olhar para o Interior levando em consideração suas especificidades.
Podemos ver que a Cultura em Jales tem estado em constante movimento, isso sem citar as ações permanentes de formação que temos na cidade como a Escola Livre de Teatro, a Orquestra Sinfônica de Jales, o Projeto Guri, as escolas de dança, enfim, são tantos que o espaço não nos permite relacionar.
Roda de Conversa - Pontos de Cultura e
Secretaria de Estado da Cultura
Pois bem, resultado de tantos movimentos e de duas reuniões recentes do Fórum Permanente de Cultura será a realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura de Jales no dia 16 de junho (domingo), espaço legítimo para nós, artistas ou não ajudarmos na construção de Políticas Públicas para a Cultura junto dos gestores da cultura em Jales.

Deixo então esse texto como um CONVITE para sua participação nessa construção tão importante que vai além das atividades artísticas, pois estamos falando da Cultura nas dimensões Simbólica, Econômica e Cidadã.

CLAYTON CAMPOS
Ator, diretor e coordenador da
Escola Livre de Teatro
de Jales

2 comentários:

  1. que lindo ver vcs ativos, cheios de dons e talentos. Parabéns Clayton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabiana! É sempre mioto bom ver a Cultura cumprindo seu papel.
      (Clayton)

      Excluir