domingo, 24 de junho de 2012

MEU QUARTO, MINHA INOCÊNCIA





"Cultura e
Enfrentamento à Violência
Contra Crianças e Adolescentes
Mais uma ação transversal do
Ponto de Cultura
Escola Livre de Teatro
de Jales"



No dia 12 de junho o Núcleo de Produção e Difusão Cultural estreou no Centro Cultural "Dr. Edílio Ridolfo" em Jales a peça "MEU QUARTO, MINHA INOCÊNCIA", o mais novo espetáculo do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales. O trabalho surgiu de uma proposta feita pelos profissionais do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social. A ELITE, que já desenvolve há anos ações de impacto sociocultural apoiando a causa, produziu o espetáculo que trata de forma transversal a cultura e o abuso sexual e exploração contra crianças e adolescentes. O objetivo era construir uma peça teatral completa com todos os seus recursos lúdicos, mas que também servisse como ação de enfrentamento a esse problema social. O trabalho exigiu grande esforço do elenco e da direção para suprir esta demanda.

Apesar de ser um trabalho novo pudemos perceber as grandes possibilidades para difundir mais essa mensagem com o nosso teatro. Ao termino das apresentações promovemos um debate onde o elenco da peça e a direção ficaram a disposição do público para questionamentos tanto em relação a obra quanto a temática. Temos nosso público como grande termômetro, na primeira apresentação o nosso público estava formado quase que cem por cento por profissionais da Assistência Social, Psicólogos e demais profissionais que trabalham diretamente no enfretamento desses problemas. Esses fatores mostram quão grande é a nossa responsabilidade ao tratar de tão delicada temática. Segundo o público ali presentes o grupo conseguiu atingir os objetivos esperados. Na segunda apresentação o público era formado por quase que 100 % de crianças e alguns professores que os acompanhavam.

Também obtivemos um resultado satisfatório. Ao promovermos o bate papo, professores elogiaram o trabalho tanto pelo tema quanto pela busca de uma linguagem teatral que dialogasse com o universo infantil. O CREAS contribuiu muito com a pesquisa do Núcleo de Dramaturgia para a produção do texto dramático nos fornecendo materiais. O objetivo do espetáculo é suscitar o debate e torno do tema proposto alertando toda a comunidade para um problema que acontece bem próximo dos nossos olhos e muitas vezes preferimos fechá-los.

Meu Quarto Minha Inocência
Direção: Clayton Campos
Dramaturgia: Nonato Teixeira
Elenco: Lara Moretti,
Mariana Molina e
Nonato Teixeira



RAIMUNDO NONATO TEIXEIRA

Ator, Dramaturgo e
Coordenador de Núcleo no
Ponto de Cultura Escola Livre de
Teatro de Jales/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário