domingo, 24 de junho de 2012



Nos dias 05 e 06 de junho de 2012 na Cidade de Votuporanga –sp foi realizado  Encontro Regional das Redes de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo. Estiveram presentes representantes do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura. Nesse encontro os Pontos de Cultura da região puderam socializar suas ações e mostrar um pouco do que vem produzindo e fomentando em suas localidades.
Dois momentos importantes formam as palestras sobre Prestação de Contas onde o palestrante Valério se colocou a disposição para sanar as dúvidas dos ponteiros em relação a prestação de contas dos projetos e como os produtores e fazedores culturais vêem as questões burocráticas e sobre Economia Criativa feita pela palestrante Minom Pinho. Minom que desenvolve trabalhos de pesquisa e consultoria na área cultural a 12 anos propôs um curso voltado para a compreensão de uma cultura transformadora e seus valores singulares, simbólicos e intangíveis.
            O ponto alto do encontro foi o fórum dos Pontos de Cultura que teve a participação também de representantes do Fórum Permanente Regional de Cultura que reuniu representantes dos Pontos de Cultura das regiões Grandes Lagos, Araçatuba e Barretos. Neste, os “Ponteiros”, como são chamados os participantes dos Pontos de Cultura, puderam debater sobre as necessidades específicas dos agentes culturais do interior do Estado de São Paulo, tal como a participação de representantes da região na elaboração de editais e uma articulação mais efetiva na nossa região para que as ações culturais local sejam fortalecidas. Esse foi mais um passo da sociedade civil organizada em prol da cultura no interior, que tem demandas diferenciadas em relação aos grandes centros como a Grande São Paulo, Campinas e outros.



RAIMUNDO NONATO TEIXEIRA

Ator, Dramaturgo e
Coordenador de Núcleo no
Ponto de Cultura Escola Livre de
Teatro de Jales/SP

Um comentário:

  1. Não estou muito a par de como funciona a política voltada à cultura no Estado. Porém, se for parecida com às de outros seguimentos, dos quais fiz parte de um, há sim que se fazer muito barulho no sentido de buscar, pedir, marcar presença, questionar e outra infinidade de verbos, sempre ressaltando que a igualdade também é tratar de forma desigual os desiguais, haja vista que cada região possuí suas peculiaridades, como bem ressaltado no texto: "Esse foi mais um passo da sociedade civil organizada em prol da cultura no interior, que tem demandas diferenciadas em relação aos grandes centros como a Grande São Paulo, Campinas e outros."

    Parabéns pelo esforço de vocês!

    ResponderExcluir