domingo, 24 de junho de 2012

CÉLIO TURINO FALA DO POTENCIAL CULTURAL DE JALES

CLAYTON CAMPOS
Ator, diretor, coordenador da
Escola Livre de Teatro
de Jales/SP
Tenho utilizado desse espaço para dar minha opinião a respeito do movimento artístico de nossa querida Jales. Não raras vezes postei aqui textos falando da necessidade de uma organização dos "fazedores" de cultura que ao meu ver é o único caminho que nos levará à ações concretas e que realmente atendam as necessidades daqueles que estão na ponta da linha, lidando com as dificuldades que existem para realizar ações culturais de qualidade. Tenho dito também que estamos em plena época de campanha onde homens e mulheres lutam para ocupar cargos de prefeito e vereadores, que vem seguido dos cargos de confiança que são os secretários e os diretores de divisão. Esses homens e mulheres irão lidar diretamente com os nossos interesses. Eles vão decidir o que vai ser feito pela cultura do nosso município, essa é a função deles. Pois bem, repito o que já foi dito, é hora de nos reunirmos e organizar o movimento cultural de Jales para que possamos dizer aos que vão nos representar nos próximos quatro anos o que queremos da nossa cultura. É preciso políticas públicas para a cultura e não políticas de governos, que correm o risco de acabar ao término de cada mandato, afinal, prefeitos, secretários e vereadores são passageiros, artistas e público não! Nós ficamos e sempre sofremos com o "começar tudo de novo".
Postei logo abaixo um vídeo onde o Célio Turino, em uma visita à nossa cidade, diz:

"...então o que eu vejo aqui é um futuro muito promissor, eu espero que haja muito mais Pontos de Cultura aqui na cidade, ela tem potencial, e o Ponto de Cultura é isso. Nunca podemos perder de vista essa ideia, Ponto de Cultura é autonomia, é protagonismos da coletividade, porque quem faz cultura são as pessoas, não é o governo, mas cabe ao governo garantir meios para que essa produção cultural aconteça de forma continuada, com segurança, afinal de contas, a força de um governo está exatamente na força de seu povo. É isso que eu tenho a dizer, eu vi a força do povo de Jales aqui, e pela cultura." (Célio Turino)


                                        Assista ao Vídeo


Célio Turino foi Secretário Municipal de Cultura em Campinas de 1990 a 1992, Diretor de Departamento de Programas de Lazer na Secretaria de Esportes na Gestão de Marta Suplicy e Secretário na Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura entre 2004 e 2010, período em que criou o Programa Cultura Viva, política do Ministério da Cultura que marcou uma mudança de paradigma na elaboração de políticas públicas para a cultura no Brasil. O Programa Cultura Viva viabilizou a criação de milhares de Pontos de Cultura espalhados em mais de mil municípios do Brasil, beneficiando mais de 8 milhões de pessoas e criando dezenas de milhares de postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário