sábado, 7 de abril de 2012

O PODER DO TEATRO



“Tudo aquilo que um homem é capaz de fazer,
 todos os homens são igualmente capazes. (…)
Todas as pessoas podem escrever, até mesmo os escritores.
Todas as pessoas podem falar, até mesmo os oradores.
Todas as pessoas podem fazer teatro, até mesmo os atores”
(Augusto Boal)



Acreditamos no poder do teatro, não só para quem quer ser ator, não só para quem quer seguir a carreira artística, acreditamos no poder do teatro para a vida, para o dia a dia e é claro, também para os palcos. Por isso no Núcleo de Formação temos como fundamento do nosso trabalho, três preocupações básicas: Ênfase na formação do ator, Popularização do teatro e Atendimento às necessidades profissionais nas mais diversas áreas que o teatro possa contribuir.
Para exemplificar isso posto abaixo o depoimento da amiga Melissa, ex-aluna do Núcleo de Formação da Escola Livre de Teatro, no qual ela mostra o quanto o teatro foi importante para ela e para sua vida profissional.
Clayton Campos


Melissa Betel e sua filhinha
"Bom, vim aqui contar como as aulas de teatro me ajudaram na minha vida
profissional... 
Eu sempre fui muito tímida e assim em 2005, se não me engano, entrei para a Elite...
Eu adorava as aulas, mas nunca fui muito boa em atuar... rsrs... Foram os 4 anos mais legais da minha vida... Eram sábados maravilhosos passados naquele teatro... Mas eu sabia que não levava jeito pra coisa... Mas amava!!! Sai da Elite, pois estava no ano de prestar vestibular... Nesse ano deixei muitas coisas que eu amava muito pra traz, pelo vestibular, pelo meu futuro...
Acabei fazendo faculdade de fisioterapia. Na faculdade o teatro já me ajudava muito, pois tínhamos que apresentar trabalhos na frente da turma... Tinha a apresentação da tese de conclusão de curso para apresentar... E eu já usava as técnicas vocais que aprendi para colocar a voz, e assim todos me entendiam e eu podia, graças a Deus, não usar o microfone, rs. Para todo trabalho apresentado eu usava minha personagem, rsrs, o que me deixava mais tranquila na apresentação. E foi assim durante os 4 anos de curso.
Depois que me formei, fiz vários cursos e fui procurar emprego... Consegui aulas em uma escola técnica de estética... Lembro-me como se fosse hoje do primeiro dia de aula... As alunas já estavam no ultimo semestre de curso e maioria tinha idade pra ser minha mãe... Entrar naquela sala de aula foi difícil... Falar com elas então... O primeiro dia foi assustador. Mas logo achei uma solução. Em pouco tempo dentro da sala de aula tive a ideia de criar a minha ultima personagem. Criei a professora Melissa, rsrs, e assim o medo foi diminuindo e eu consegui terminar a aula. E foi assim durante muito tempo. Para entrar na sala de aula eu vestia minha personagem, entrava e ministrava minha aula sem grandes problemas. Com o tempo e novas salas maiores e com mais alunas, comecei a usar também as técnicas de colocação de voz para continuar fugindo do microfone e para fazer a sala ficar quieta... Nunca fiquei sem voz nesses 7 anos como professora. E nem precisei do tal do microfone, rsrs...
Hoje eu não mais preciso da personagem, hoje sou eu que entro na sala de aula... Mas ainda uso muito o que aprendi com a voz.
O teatro me ajudou a ter mais confiança em mim na hora de enfrentar o publico. Não vou dizer que não da um friozinho na barriga ao entrar na sala com uma turma nova, rsrs, mas esse hoje é meu palco e eu agora, rsrs, sou muito boa no que faço e amo muito isso.
Sinto muitas saudades dessa época... Jamais esquecerei os momentos, as peças e os papeis".
Obrigada por tudo!!!
Melissa Betel
São Bernardo do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário