terça-feira, 27 de março de 2012

ATRIZES DE JALES E O DIA INTERNACIONAL DO TEATRO

Hoje , dia 27 de março é comemorado o Dia Internacional do Teatro, essa expressão artística, que mesmo antes de ser considerado arte já existia. Existia como rituais, como brincadeiras, enfim, desde que o homem é homem o teatro é teatro.
Mas não podemos falar do teatro internacional sem falar do teatro local. O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro que se dedica à formação de atores desdo 1990 também tem contribuído para essa história que tem sido escrita à muitas mãos. Para comemorar o Dia Internacional do Teatro vou publicar neste espaço palavras de duas atrizes, Rafaela Herran e Larissa Altemar, que começaram fazendo parte do nosso Núcleo de Formação, em seguida se tornaram professoras para depois integrar o Núcleo de Produção e Difusão, e se tornaram as "Lionores" do Auto da Camisinha, peça que está em cartaz por este Núcleo há 5 anos. Além  de Rafaela e Larissa, outras duas atrizes deram vida à Lionor, Viviane Fernandes e Patrícia Frehi.

Agora vamos ver o que estas moças disseram à respeito da Escola Livre de Teatro de Jales.

Rafaela Herran

"Ao longo do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina aprendemos várias técnicas de interpretação, principalmente nas disciplinas Técnicas do Ator I e II, que hoje com o currículo novo se estende a Técnicas do Ator III. As variadas formas de interpretação iniciaram-se com técnicas realistas, através de estudos sobre o método desenvolvido por Stanislavski, passaram pelo teatro épico, através do conhecimento sobre a metodologia brechtiana e de seus seguidores, e desembocaram no teatro pós-dramático, enfatizado nas disciplinas Teoria e Prática da Performance I e II. Paralelamente ao aprendizado prático desenvolvemos nosso conhecimento teórico a respeito do assunto, com disciplinas que abordaram a história do teatro mundial, suas vertentes e todas as formas possíveis de se fazer arte dramática. 

Tive maior intimidade com a atuação teatral, desde os tempos de teatro na ELITE (Escola Livre de Teatro) em Jales/SP, minha cidade natal, e como desabafo confesso que a academia me afastou muito da magia do teatro. Daquele teatro vivo, pulsante, que brota das nossas veias e que nos oito anos anteriores ao meu ingresso na Universidade, vibravam intensamente em meu ser. A burocracia acadêmica deixa-nos opacos, sem vida; a papelada nos resume a números e notas; a sala de aula nos limita a horas/aulas e, em minha concepção, o teatro pouco tem a ver com os acadêmicos". (Texto de Rafaela Samartino Herran, extraído de sua Monografia, que foi submetida ao Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina)
      
Larissa Altemar
"Se eu precisasse resumir qual a participação da ELITE em minha vida
eu poderia resumir em uma palavra:
FUNDAMENTAL"

 Foi na Escola Livre de Teatro de Jales que tive o primeiro contato mais intenso com a arte fazendo-a como atriz e ajudando a fazer como professora. Foi nesse contato e nessa vivência que conheci os ônus e bônus da profissão tornando minha escolha de fazer faculdade de teatro mais concreta e me dando à base necessária para acompanhar um curso de graduação em teatro. Pessoalmente a Elite me permitiu conhecer-me melhor, afinal o treinamento e exercícios propostos na formação de ator/ atriz faziam com que eu quebrasse barreiras e conhecesse melhor meus limites, não só atuando mais também na convivência e no trabalho em grupo, já que o teatro é uma arte que não se faz sozinho. Foi a primeira vez que viajei com espetáculo “ O Auto da Camisinha” e que fui a um festival de teatro como o FIT,  ambas experiências importantíssimas na minha construção. Espero que mais pessoas possam usufruir dessa semente que a Elite planta na gente, seja em qual profissão deseje seguir, pois participar ativa ou passivamente dessa arte acrescenta bens que eu acredito serem valiosos para o ser humano. (Texto que Larissa Altemar, do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Belo Horizonte enviou para a Escola Livre de Teatro)

11 comentários:

  1. lindas!!! Saudades da Rafa...Grande Atriz! Douglas Chaves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas sim, Douglas. Aliás, as quatro atrizes que deram vida à Lionor nesses 5 anos de Auto da Camisinha foram generosas com a beleza, tanto de atuação como sua própria.
      Quero um texto sobre as Lionores. Aguarde. (Clayton)

      Excluir
  2. Que nesse dia do teatro nós atores possamos refletir sobre nosso trabalho e sobre as razões que nos trazem aos palcos da vida. Sabemos que o teatro é a nossa voz e o nosso corpo. Então vamos dizer e andar. . .dizer algo que seja relevante para nossas vidas e andar para algum lugar que valha a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valer a pena é individual! As vezes o que vale a pena pra mim pode não valer nada pra outros!

      Excluir
    2. . . .mas primeiro precisa valer a pena pra quem faz!

      Excluir
  3. Já já darei o meu depoimento... Aguardem!!! Douglas Chaves

    ResponderExcluir
  4. A Rafaela entrou no ELITE com 10 anos de idade, é isso? a escola tem teatro infantil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Rafaela começou o curso de teatro com 10 anos de idade, assim como o ator Eduardo Bartolomeu, o Ítalo Sasso, o jornalista e escritor Fabiano Ormaneze entre tantos outros que passaram pelo nosso Núcleo de Formação. A Escola Livre de Teatro tem teatro para crianças sim, é o Núcleo Pequenos Atores.

      Excluir
  5. Hummmmm..... ficamos vermelhas com os elogios. Bjs a todos da ELITE .... Feliz Dia Internacional do Teatro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa modéstia de vocês que as deixam mais belas, Viviane. Agora esperamos um relato seu também "Lionor" que teve um papel fundamental no caminhar dessa escola e principalmente nas últimas grandes conquistas. Feliz dia do Teatro a todos nós! (Clayton)

      Excluir
    2. Então Viviane Fernandes, o que você me fala?

      Excluir