sexta-feira, 22 de julho de 2011

ENTIDADES SOFREM COM CALOTE DO PODER PÚBLICO

Este é o verdadeiro CALOTE DEFERAL. O MinC comunicou oficialmente as instituições que foram premiadas nos editais Bolsa Agente Escola Viva e Agente Cultura Viva que não realizarão o pagamento dos prêmios. Explicam jurídica e tecnicamente, mas mesmo assim não justifica, pois entidades participaram e venceram legitimamente os editais em questão, criaram expectativas, fizeram planos e agora, simplesmente não vão receber o prêmio.Vale lembrar que esta é uma das lutas dos Ponteiros de Cultura, que tem se mobilizado, organizado carqavanas que partiram rumo ao Ministério da Cultura e discutiram o assunto com a Ministra Ana de Hollanda, mas infelizmente, parece que não foi resolvido (ainda).

Leia abaixo o comunicado do MinC, assinado pela secretária da SCC/MinC, Marta Porto:

Programa Cultura Viva: MinC comunicou instituições sobre impossibilidade de pagamento de editais


O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, enviou comunicado no início de julho para as organizações premiadas nos editais BolsaAgente Escola Viva e Agente Cultura Viva, explicando as razões que impediram o efetivo repasse de recursos para os selecionados nos editais nº 03/2009 e nº 08/2009, respectivamente.
Segundo o comunicado, as vigências dos editais expiraram em 14 de julho (Bolsa Agente Escola Viva) e 16 de setembro de 2010 (Agente Cultura Viva), “sem que providências fossem tomadas pelo gestor do processo seletivo à época para que os prazos fossem prorrogados”.
Na tentativa de não frustar expectativas geradas pelos processos seletivos, a nova gestão busco junto à Advocacia Geral da União (AGU), representada pela Consultoria Jurídica do MinC, construir solução que permitisse a continuidade dos certames. No entanto, as análises jurídicas dos instrumentos revelaram a inexistência de alternativa legal para a convalidação dos atos referentes aos dois editais, por ambos encontrarem-se expirados.
Diante de tais circunstâncias, explica o parecer da AGU, foi recomendado à SCC/MinC que  “anule expressamente os atos praticados posteriormente ao fim da vigência” dos editais, especialmente a homologação dos resultados.
Segundo a Secretária de Cidadania Cultural, Marta Porto, que assina o comunicado, “quaisquer medidas que eventualmente fossem adotadas no sentido de efetivar os pagamentos dos premiados, seriam consideradas nulas de pleno direito, o que acarretaria responsabilidades futuras pelos órgãos de controle interno e externo, aos dirigentes e risco de devolução de pagamentos pelos contemplados”.
Para apurar responsabilidades internas nos procedimentos administrativos que resultaram na perda da vigência dos editais Bolsa Agente Escola Viva e Agente Cultura Viva, a secretaria instalou Sindicância Investigativa – cuja portaria será publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Ao finalizar, Marta Porto explica que estão sendo feitas avaliações de ações e iniciativas “que podem ser implementadas no exercício 2011 que fortaleçam o protagonismo juvenil na perspectiva da política de cultura”.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2024.2960 ou por meio do correio eletrônico atendimento.cidadaniaediversidade@cultura.gov.br.
Texto: Comunicação SID-SCC/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário