segunda-feira, 2 de maio de 2011

FRUTOS DE JALES NA GRANDE MÍDIA

Sempre lemos nos jornais locais alguma
informação sobre pessoas de Jales se destacando em grandes
centros seja na área empresarial, na área científica,
jurídica entre outras. Na cultura não é diferente, pois nossa
cidade tem gerado pessoas com grande capacidade de realizações,
e essas por sua vez não esperaram o ouro cair do céu e calçaram
suas sandalias e partiram para a caminhada rumo
à realização dos seus sonhos.

Eduado Bartolomeu nunca esquece suas raízes
Já faz alguns anos que o Eduardo Bartolomeu arrumou suas malas e foi embora de Jales em busca de realizar seu sonho. Formado pelo CEFAM em Jales, Eduardo prestou concurso público em Francisco Morato e assumiu o cargo de professor na rede de ensino daquele município. Hoje, não está mais nas salas de aulas, e dedica todo seu tempo ao que mais ama, o TEATRO. Durante todo esse tempo em que está fora de Jales colheu muitos frutos do que plantou. Formou o grupo GIRANDOLÁ juntos com alguns amigos, encenou várias peças. Atua no Grupo VENTO FORTE, entre outras atividades que fazem parte de seu dia a dia. Em junho está prevista a estréia de um espetáculo no qual ele atua e conta com a direção da Tiche Vianna. No ano passado Eduardo se apresentou em na mostra de teatro de Jales o espetáculo CONTO DE TODAS AS CORES, e saiu um pouco chateado com o evento, mas isso não vem ao caso agora. Em outra ocasião Eduardo me confidenciou que ficou trsite com alguns comentários feitos pelos jurados de um festival que participaram com o mesmo espetáculo, onde fizeram críticas ao texto, que é também de sua autoria. Conhecendo este artista como eu conheço, eu disse à ele que esses jurados, "entendedores do teatro", com certeza não entenderam o seu trabalho, e que não desanimasse por isso e agora, depois de um tempo nós recebemos um scrap com o link da VEJA com uma crítica ao mesmo espetáculo que foi apresentado aqui em Jales e que agora está em cartaz no Centro Cultural São Paulo. Confira abaixo você mesmo o que disseram à respeito do trabalho desse meu grande amigo, que é sempre bom dizer, nunca esqueceu suas raízes e sempre manda notícias para os amigos e está sempre querendo saber as notícias daqui de Jales, onde deu seus primeiros passos no teatro.
Leia a crítica da Veja sobre "Conto de todas as cores" clicando AQUI
Veja o vídeo de Chico Lenhador, peça que Eduardo atuou no Teatro Vento forte


Ítalo Sasso, focou nos seus sonhos e os realizou
Outro destaque na grande mídia é o ator Ítalo Sasso, que também começou sua caminhada no teatro no Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e hoje, resultado de muita dedicação  e por acreditar que um sonho vale a pena, Ítalo integra o elenco da novela Insensato Coração, que é veiculada no horário nobre de Rede Globo. Muitos riam e poucos acreditavam quando esse jovem ator dizia que atuaria na mais cobiçada emissora de TV. Pois bem, o que os outros pensavam não importou muito ao obstinado e sempre dedicado Ítalo Sasso, mais conhecido na época aqui em nossa cidade como Tio Ítalo, pela sua atuação na companhia de animação de festas Trupe do Tio Ítalo e seguiu em frente, sempre focado no seu objetivo. Um dos últimos trabalhos do Ítalo em Jales, e que tive o tive o prazer de dirigí-lo foi o espetáculo "Jó - Capítulos e versículos". Nesta época conversávamos muito e ele sempre falava dos seus projetos e dizia que trabalharia durante um ano inteiro com as animações de festas infantis e guardaria todo o dinheiro recebido para poder se manter na cidade maravilhosa até começar a trabalhar.  Fez o que falou e hoje está andando nas nuvens e mostrando para os mais incrédulos que sonhar vale a pena. Como diz Marcos Feliciano "SONHE, POIS VOCÊ NUNCA VAI ALÉM DOS SEUS SONHOS"
Assista o vídeo de uma cena de Ítalo Sasso em Insensato coração


Clayton Campos
Diretor do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro
Jales/SP

3 comentários:

  1. Grande é minha saudade e minha grande admiração por vocês continuarem nesta trilha que é fazer teatro em Jales, este sim, um grande mérito, uma grande ousadia, a resistência e a prova viva da força da Cultura. Abraços fortes! Eduardo B.

    ResponderExcluir
  2. Poxa Du, mas pode ter certeza que pessoas como você fazem essa força muito mais intensa... nos orgulhamos em ver vcs chegando onde estão e sabendo que todo esse trabalho não é em vão..
    Continuaremos levando nossa verdade apesar dos obstáculos, pois a força da arte com certeza bate muito forte dentro de nós...

    ResponderExcluir
  3. Como sempre te digo Du, você é parte essencial dessa força. Contamos sempre com você!

    ResponderExcluir