sábado, 4 de fevereiro de 2012

PONTO DE ENCONTRO DOS PONTOS


Pontos de Cultura da região se reúnem em Jales para debater assuntos prioritários

Os Pontos de Cultura das Macros Regiões Grandes Lagos e Araçatuba se reúnem em Jales, no próximo dia 09 de fevereiro, das 13h:30 às 17h:00, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, para debaterem temas prioritários dos Pontos de Cultura das Regiões, como a manutenção das atividades, meios diversos de busca de recursos, além da sustentabilidade, entre outros.

Os Pontos de Cultura fazem parte de uma ação prioritária do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa firma convênios, por meio da seleção por editais públicos, nos quais as entidades são responsáveis por articular e impulsionar as ações já existentes nas suas comunidades. Já as Macros Regiões são formadas por Pontos de Cultura de diversas cidades. A Grandes Lagos engloba as cidade da Região Administrativa de São José do Rio Preto, e os pontos da Região Administrativa de Araçatuba.

Em Jales, existem hoje três Pontos de Cultura conveniados: o Ponto de Cultura Criança Feliz, a Escola Livre de Teatro e o Taikô. Recentemente, a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, divulgou que firmou convênio com o MinC, objetivando a seleção, por meio de edital, de mais cinco pontos de cultura para a cidade, o que fortalece o município e a região.
A reunião do próximo dia 9, nas palavras do coordenador do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, Clayton Campos, "favorece e fortalece a região noroeste na promoção e disseminação da cultura popular, pois contribui para o crescimento da rede cultural no interior paulista". Espera, neste dia, que compareça, não somente os ponteiros - como são conhecidos os agentes culturais que fazem parte desse programa -, mas também agentes culturais de diversas áreas e de diversas cidades, autoridades e colaboradores. 


Por Michel Pena
Ponto de Cultura Criança Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário