quarta-feira, 20 de julho de 2011

TEATRO OFICINA X GRUPO SILVIO SANTOS

MinC homologa o tombamento de uma das maiores referências culturais do país
Teatro Oficina, tombado pelo Iphan


Parece que chegou ao fim mais uma grande batalha entre a CULTURA e o CAPITALISMO. Finalmente, depois de anos e anos lutando para sobreviver às investidas do Grupo Silvio Santos, o TEATRO OFICINA, comandado pelo diretor José Celso Martinez Corrêa, uma das maiores referências do movimento teatral no Brasil, finalmente tem o seu tombamento homologado pelo MinC.
Foram três décadas de luta, que ao que me parece os artistas venceram.
O Teatro Oficina já havia sido tombado pelo Condephaat em 1983 (órgão que cuida do patrimônio histórico estadual), e agora foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que eu acredito que coloca um ponto final na disputa.

"Esse teatro e o grupo liderado por Zé Celso revolucionaram São Paulo a
partir da década de 1960 como um teatro de resistência política e cultural, muita ousadia, inovando a linguagem. O grupo oficina mantém-se vivo e atuante, sendo respeitado
no mundo inteiro. Acho ótimo ter tido a chance de ratificar a recomendação do Iphan e homologado esse tombamento, de forma a transformar esse espaço em Patrimônio
Cultural Brasileiro", afirmou a ministra Ana de Hollanda.
Acho importante dizer que a resistência do Uzina Uzona  frente às pressões do poderoso Grupo Silvio Santos tem servido de exemplo para nós do Ponto de Cultura e nos dado muita força para lutar por aquilo que acreditamos: UMA CULTURA FORTE E DIVERSIFICADA, FEITA POS ARTISTAS E NÃO POR PODEROSOS DO CAPITALISMO NEM POR INTERESSES POLÍTICOS.
Veja o que foi publicado pela Assessoria de Comunicação do MinC clicando AQUI

Clayton Campos - PdC E.Li.Te

Nenhum comentário:

Postar um comentário