terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PREFEITURA X PONTO DE CULTURA = NOTIFICAÇÃO

PREFEITURA X PONTO DE CULTURA = NOTIFICAÇÃO

E a história se repete

Agora em Assis, antes foi em São Paulo, ano passado no mês de fevereiro e no fevereiro desse ano também a Escola Livre de Teatro de Jales e na verdade existem outros casos semelhantes nos quais Pontos de Cultura tem sido ameaçados ser jogados no olho da rua, o que em algumas vezes acontece de forma direta e em outras de maneira indireta, como por exemplo, a prefeitura assume a responsabilidade do pagamento do aluguel do espaço físico e depois não cumpre o que se comprometeu ou simplesmente solicitam o espaço para execução de outros projetos, como foi o caso de um Ponto de Cultura em São Paulo, sem ao menos se importar o que poderá acontecer com as pessoas, os alunos, a comunidade que fazem parte desse projeto "descartável" aos olhos dos governantes.
Transcrevo abaixo a Carta Aberta do Ponto de Cultura Galpão Cultural de Assis, que está enfrentando uma situação difícil que poderá, se não for revertida em tempo hábil, interromper projeto de valor imensurável que acontece naquela cidade, e que infelizmente, quem deveria zelar pela continuidade de tão precioso patrimônio cultural, que é o poder público, e isso está previsto na Constituição Federal, simplesmente ignora a existência do mesmo e deixa às moscas. Felizmente esses projetos são "tocados" por pessoas responsáveis, batalhadoras e que colocam os sonhos e os ideais como meta e não deixarão, tenho certeza que a ignorância dos "homens do poder" acabe com o movimento cultural dessas cidades.

Carta Aberta



O GALPÃO CULTURAL é um espaço de cultura implementado na cidade de Assis desde 2007, e surgiu a partir da junção de ONGs, associações e de agentes culturais, como a CIRCUS, a PIRASSIS, o Zimbauê, Angoleiros do Sertão, Casa do Ator e Trupe Retalhos. No decorrer destes anos o Galpão vem desenvolvendo inúmeras ações culturais e educacionais, tais como o Projeto do Ministério da Cultura: Ponto de Cultura, que agrega atividades como as oficinas de ritmos brasileiros, capoeira angola, circo, corpo e movimento, leitura dramática e forró universitário. O espaço também é utilizado para ensaios de grupos artísticos, como pela a utilização do espaço pela crew de break dance. Além disso, é também Ponto de Leitura (Minc) e dispõe de uma biblioteca comunitária, e de uma sala de aula onde acontecem as aulas do cursinho preparatório para o vestibular, também de caráter comunitário.

Por trabalhar em defesa da cultura o Galpão Cultural já realizou diversos eventos com o intuito de disseminar a arte em Assis, além dos trabalhos realizados pelos artistas da casa, ele já recebeu diversas atrações com artistas vindos de outras cidades do Brasil, e, até mesmo, internacionais, como aconteceu nos últimos Encontros de Palhaços. Basicamente o Galpão funciona em forma de auto-gestão, e somente em julho de 2009 conseguiu firmar um convênio com a Prefeitura Municipal de Assis, em que a mesma se propôs a assumir o pagamento do aluguel do imóvel onde o Galpão realiza todas as suas diversas atividades. Porém, o pagamento do aluguel não é feito por parte da Prefeitura desde julho de 2010, o que compromete de forma agravante o bom andamento de ações que vem sendo construídas há tempos.

Em novembro do ano passado o nosso Excelentíssimo Prefeito assumiu o compromisso de pagar os alugueis desde então atrasados, e, dessa forma, quitar a dívida com a proprietária do imóvel. Contudo, recentemente a proprietária do imóvel nos notificou de que a Prefeitura se recusara a cumprir o acordo firmado. Assim, viemos por meio desta transmitir nossa preocupação, como idealizadores de arte e cultura, em relação ao bom desenvolvimento de ações que buscam possibilitar manifestações de arte e cultura de qualidade para toda a cidade de Assis. Por conta desta preocupação, pedimos a formação de um novo convênio com a Prefeitura Municipal de Assis, para assim, darmos continuidade a um trabalho que só tende a fortalecer o universo artístico-cultural desta cidade.
 
Galpão Cultural
 

Vele lembrar que recentemente em Santo André tentaram acabar com a ELT (Escola Livre de Teatro), tentando botar o bedelho no que tem de mais importante naquele trabalho, que é a estrutura pedagógica que por sinal é um sucesso.
Artistas, Militantes, Admiradores da Arte, vamos abrir os olhos para o que está acontecendo em nossos quintais!!!!

É isso aí galera do Galpão Cultural, conte conosco no que precisarem. Vamos nos mobilizar. Vamos nos unir. Vamos fazer o que melhor fazemos, usar nossa criatividade e unir nossas forças e mostrar que viemos para ficar!
Se quiserem, vamos ocupar Assim com inúmeros Pontos de Cultura e mobilizar também o povo da cidade que será o maior prejudicado se tal abandono do poder público prevalecer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário