sábado, 19 de fevereiro de 2011

MINC OCUPADO PELOS PONTOS DE CULTURA

Na próxima terça feira, dia 22, uma caravana de representantes dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo irá ocupar (pacíficamente) o MInistério da Cultura (MinC). Essa ocupação se dará em razão do não cumprimento do MinC com sua parte no convênio da Rede de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo. Quando firmado o citado convênio com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), está ficou responsável pelo pagamento de 1/3 do valor do projeto, considerando que foram conveniados 300 projetos, a SEC cumpriu o seu papel e efetuou o pagamento de 100 Pontos de Cultura.
Não quero usar este espaço para questionar o critério da escolha dos Pontos que receberiam e dos que não receberiam a 2ª parcela do projeto, mas sim a minha indignação com o MinC, que é criador do Programa Cultura Viva que tem como carro chefe o Programa Pontos de Cultura, maior união de cabos eleitorais da campanha da Dilma, o que sem sombra de dúvida foi de grande importância para o resultado da sua eleição. Pois bem, por essa falta de compromisso do MinC, que segundo o próprio Célio Turino, no momento em que deixou a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) informou que já havia deixado prontos os empenhos para pagamento dos convênios em andamentos  que incluem os Pontos de Cultura, 200 projetos ficaram sem receber a 2ª parcela no valor de R$ 60.000,00 cada e por isso enfrentará dificuldades para executar seus planos de trabalho.
No último dia 17, a SEC convocou os Pontos de Cultura para uma reunião, na qual representantes do MinC discutiriam proposta de pagamento dessa dívida que tem com os Pontos e como tal proposta já veio fechada, decidida, não havendo espaço para diálogo, contrariando uma das bases do Programa Pontos de Cultura que é sustentado pelo PROTAGONISMO, AUTONOMIA E EMPODERAMENTO através da GESTÃO COMPARTILHADA, a caravana de Ponteiros irá aterrissar nos campos do MinC e buscar um diálogo (reafirmo: DIÁLOGO, onde se fala e também se ouve) que esclareça tal atitude do Ministério da Cultura que tanto evoluiu na gestão do Gilberto Gil e ainda mais quando este convidou o Célio Turino para comandar a Secretaria de Cidadania Cultural do MinC e que agora decepciona à todos, nos fazendo desacreditar justo no momento em que dizíamos que depois de tanto tempo no anonimato, nós, fazedores de cultura estávamos nos sentindo respeitados, valorizados, enfim, reconhecidos.
Aguardemos as respostas dessa OCUPAÇÃO.

 O importante é lembrar aos governantes que com esse Povo da Cultura não se brinca.



Clayton Campos
Diretor do PdC E.LI.TE

Um comentário:

  1. Isso ae galera... mais uma batalha a vencer... depois de tantas , apenas mais uma....
    provavelmente não vai parar por aí, temos lutas constantes e diárias, e essa será de imensa importância para nos fortalecer... é assim que vejo essa situação, até pq o medo de parar a escola não existe... artista que é artista faz a arte acontecer em qualquer lugar.. se pensam que vão nos parar estão muito enganados, vão apenas nos dar mais gana de vencer.... mil beijos cheios de orgulho!!!!!!!

    ResponderExcluir