quarta-feira, 2 de junho de 2010

PONTO DE CULTURA ESCOLA LIVRE DE TEATRO PROMOVE LANÇAMENTO DE CÉLIO TURINO


O lançamento do Livro “Ponto de Cultura” de Célio Turino, realizado pelo Ponto de Cultura ELITE – Escola Livre de Teatro, no dia 6, noite de sexta-feira, na Associação Comercia e Empresarial (ACE), atingiu as expectativas do autor que conseguiu vender todos os exemplares que havia trazido e ainda pode prestigiar o trabalho dos outros dois pontos da cidade o Taikô do Nipo, e a apresentação musical de flauta e teclado do Criança Feliz (Rádio Moriah).

Depois de parabenizar os três novos Pontos de Cultura de Jales, Turino passou a explanar sobre o que é o Projeto que ele criou e que inspirou seu livro. Explicou que é uma política publica construída com base em cada realidade. “Ponto não é só transferência financeira, mas ajuda a dar autonomia, é a valorização de quem faz e nós sabemos que há muitas coisas de alto nível sendo produzido por todo o Brasil. Procuramos construir uma política de cultura fundada em valores, pois governos e pessoas passam, mas valores não. É assim que se faz cultura”, diz.

Turino ressaltou a importância e a necessidade de haver edital público para ser contemplado como Ponto de Cultura, para que haja transparência e todos possam concorrer com igualdade. E frisou que as pessoas de cargos públicos precisam entender que não são autoridades, e sim servidores públicos e como o próprio nome já diz estão lá para servir.

O secretário de Esportes, Cultura e Turismo de Jales, Irineu de Carvalho, agradeceu Turino por engrandecer a Cultura do Brasil e da região e parabenizou a ELITE pela organização do evento e pelo trabalho que vem desempenhando, assim como os outros dois pontos da cidade. Os vereadores Sérgio Yoshimi Nishimoto e Aracy Cardoso (Tatinha) também prestigiaram o evento. “Forças ocultas torcem contra a cultura. É preciso que valorizemos a nossa região. Temos muitas coisas lindas que precisam ser descobertas. Que a luta dos três Pontos de Cultura de Jales seja coroada com êxito”, afirma Tatinha.

“Chegamos ao Brasil que sonhamos com a valorização dos pontos de cultura que já existem. Estou podendo lidar com cultura e passar para outras crianças. Tenho autonomia”, diz com entusiasmo Amélia Matos, coordenadora do Criança Feliz, Ponto de Cultura da Rádio Moriah. “Este lançamento foi um encontro fantástico. É muito bom ter essa integração e troca de experiência dos pontos e conhecer o Célio que com sua simpatia nos incentiva. Precisamos fomentar a cultura”, conta Priscila Ali, que também representou o mesmo Ponto abrilhantando o evento com sua voz junto ao teclado. Os membros da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura Clayton Campos, que também é diretor da ELITE, e Claudia Borges destacaram que é interessante e imprescindível o fortalecimento dessa rede de pontos.

Após o coquetel, Turino fez questão de elogiar os três pontos de Cultura da cidade. “Eu percebo que aqui é feito cultura com qualidade, a Elite já existe há mais de uma década e eu pude acompanhar as apresentações do Nipo e da Moriah. Eu vejo um futuro promissor em Jales e espero que aqui tenha mais Pontos de Cultura”. E se despediu destacando que quem faz cultura é o povo e não o Governo. “Cabe ao governo garantir meios para que essa produção cultural aconteça de forma continua e com segurança. A força do governo está na do povo e pelo o que eu pude ver Jales tem muita força pela cultura”, finalizou.


Por Viviane Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário